Cuidado com as interpretações!

Muito cuidado com as interpretações!
Romanos 2 : 13
Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei .
Todo cuidado é pouco para interpretar Romanos e qualquer outro texto das Escrituras Sagradas. Se algum leitor ou estudioso pegar versículos isolados, correrá o risco de construir um ensinamento incoerente com o contexto do livro ou de toda Escritura.
Se alguém ler o versículo 13 de Romanos isoladamente , poderá dizer que alguém poderá ser justificado se praticar a lei. Na verdade este texto diz exatamente isto: que serão justificados os que praticarem a lei. Acontece que o contexto de Romanos ensina que ninguém foi capaz de praticar a lei. Todos foram sentenciados dignos de morte e debaixo do pecado. Paulo bradou: não há um justo sequer.
O contexto de romanos ensina que os que crerem na justiça de Deus, no Justo e Justificador , é que serão justificados.
Então realmente os que praticarem a lei serão justificados, mas ninguém cumpriu a lei, apenas o Senhor Jesus, e Ele é capaz de justificar todos aqueles que crerem nele.

Veja parte do contexto de Romanos no capítulo 3, abaixo:

20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.   
21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas;   
22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.   
23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;   
24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,   
25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;   
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.   
27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.   
28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.   
29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,   
30 se é que Deus é um só, que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão.   
31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.